sábado, 27 de Abril de 2024  12:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-07-2007

O Bloco de Esquerda anuncia ter já apresentado como alternativa


Aveiro - BE quer tirar troço da A25 à concessão para receber comboio

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje a construção da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro pelo corredor central da A25, em alternativa ao viaduto pelas salinas previsto pela REFER.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda anuncia ter já apresentado como alternativa a construção da linha férrea no espaço central da A25, entre as faixas de rodagem, na reunião da Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Aveiro, convocada para reagir à posição da REFER de manter o traçado inalterado.

A comissão permanente da Assembleia Municipal de Aveiro decidiu solicitar uma reunião ao presidente da REFER para dar um "esclarecimento definitivo acerca dos argumentos" invocados para persistir no traçado em viaduto, entre Esgueira e o canal das Pirâmides, a que aquele órgão autárquico se opõe.

O BE reiterou hoje "a sua rejeição do plano da REFER, uma vez que o viaduto tem um enorme impacto visual numa zona de excelência paisagística, ambiental e turística, existindo alternativas viáveis" e considerou que "a construção da linha numa estrutura já edificada é a solução que apresenta menores impactos a todos os níveis".

Para o Bloco de Esquerda, o troço da A25 que liga a zona do Estádio às praias "não desempenha funções de trânsito rápido entre dois pontos distantes, apresenta vários entroncamentos e tem características de via panorâmica".

Defende, por isso, que esse troço da A25 deve abandonar a estrutura de auto-estrada, podendo assim apresentar vias mais estreitas e libertar espaço para a instalação da linha-férrea de mercadorias.

A médio prazo, preconiza que a linha seja utilizada para transporte público (metro de superfície) e que o troço da A25 "albergue mobilidade pedestre e ciclável, próprias de uma via panorâmica".

Para o BE, a sua proposta "diminui a intensidade do transporte rodoviário individual e de mercadorias na A25, liberta a zona das praias da pressão automobilística e de falta de estacionamento, torna a mobilidade inclusiva para todos os cidadãos e acrescenta qualidade de vida e urbanística".

A Assembleia Municipal de Aveiro havia proposto, por iniciativa do PS, que o traçado ferroviário fosse alterado, acompanhando a A25, para evitar uma nova barreira paisagística entre a cidade e a Ria, mas a REFER não se mostrou receptiva.

O presidente do conselho de administração da REFER, Luís Filipe Pardal, que a AM pretende ouvir, justificou a manutenção do traçado definido com a dificuldade em obter consenso entre as diversas entidades e com a necessidade de repetir o processo de licenciamento.

"Qualquer hipótese de alteração do projecto, para além das implicações em termos de cumprimento de prazos e licenciamentos já decorridos, uma vez que implicaria novo procedimento de Análise do Impacto Ambiental (AIA), bem como todos os licenciamentos ambientais posteriores à emissão de uma nova Declaração de Impacto Ambiental, mostra-se, à priori, infrutífera dado se considerar que a solução aprovada reúne os esforços possíveis, senão esgotados, do melhor enquadramento do traçado ferroviário para a ligação ao porto de Aveiro", explicou Luís Pardal, em carta à Assembleia Municipal.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®